JIBÓIA-AMAZÔNICA (Boa constrictor constrictor (Linnaeus, 1758))

As jibóias estão entre as serpentes mais populares mantidas em cativeiro. São animais bastante robustos e podem atingir 2 a 2,5 m em média (excepcionalmente podem exceder essas medidas). Apresentam típicos desenhos romboidais ao longo do corpo. A subespécie amarali apresenta uma coloração mais clara.

  • Habitat: São animais de florestas tropicais, que requerem para a manutenção em cativeiro temperatura em torno de 27 ºC e umidade moderada.

  • Alimentação: são animais que geralmente não apresentam problemas de alimentação em cativeiros. Alimentam-se bem de Porquinhos-da-Índia (Cavia porcellus) e Camundongos, os quais devem ser fornecidos uma vez por semana para evitar a obesidade..

     
  • Cuidados: O substrato do terrário deve conter uma espessa camada de vermiculita (ou substrato semelhante) com cerca de 20 cm de altura, como alternativa de refúgio para o animal. Esse procedimento visa minimizar o estresse dos animais mantidos nessas condições. Deixe a disposição um recipiente grande contendo água para que possam bebê-la e se banhar. A umidade do terrário é muito importante pois ajuda a prevenir problemas com a mud